domingo, 27 de maio de 2018

Neuralgia do Pudendo (Síndrome da Dor Pélvica Cronica)

O que é a Neuralgia do Pudendo?

Caso queira, entre no grupo do whatsapp sobre Neuralgia do Pudendo e Dor Pélvica, link direto:


A neuralgia do pudendo é uma dor relacionada ao nervo pudendo, que é o nervo principal que corre entre o osso púbico (que está bem perto do saco escrotal ou da vagina e o cóccix (o ossinho de trás quando sentamos). 
Você pode sentir esse tipo de dor como perineal ("aqueles dois ossinhos que servem de apoio quando você está sentado") ou como dor pélvica profunda.


Geralmente a dor é bem no nervo, uma dor muito forte, e bem característica de dor em tendões, articulações ou nervos.
Mas na verdade o cérebro pode estar confundindo os sinais, então as causas da dor podem ser diversas e o problema em si pode estar na bexiga, coluna, musculatura, no intestino, e não em nervo algum.

Aqui você encontrará meios que vão ajudá-lo a desenvolver o melhor plano para gerenciar sua dor e viver uma vida plena e confortável.



Vulvodínia, Prostatite, Dor Pélvica, Neuralgia do Pudendo, são dores, e problemas correlacionados, em que a medicina ainda enfrenta grandes dificuldades para distinguir e para diagnosticar corretamente.


Você fez uma cirurgia? Sofreu um acidente? Parto? O exame de Eletroneuromiografia apontou problema?
Tomou ansiolíticos por mais de 3 meses e obteve resultado?
Se tua resposta foi não para tudo isso. Então você não tem Neuralgia do Pudendo, você tem Dor Pélvica.



Nervo Pudendo
Ele fornece a pele entre o ânus e o clitóris (ou o pênis de um homem), bem como os músculos da uretra e do ânus (veja a área verde clara abaixo).
Seu nervo pudendo vai da parte inferior das costas, ao longo dos músculos do assoalho pélvico, até o períneo (a pele entre o osso púbico e o cóccix).






Os nervos em todo o corpo são geralmente flexíveis e elásticos. Eles deslizam suavemente quando andamos por aí em nossas vidas cotidianas.


Pense em até onde os nervos dos braços se esticam quando você alcança a parte de cima da sua cabeça.


Nós também podemos gentilmente esmagá-los por um tempo antes que eles nos avisem, como a sensação de alfinetes e agulhas num "braço morto". Eles geralmente se recuperam rapidamente também.


Quando os nervos passam por um grande trauma (como uma grande queda em uma superfície dura ou um parto difícil) ou um monte de pequenos traumas repetitivos (como anos de esforço com constipação ou exercícios físicos repetitivos), eles podem ficar irritados.


Seu sistema nervoso pode então tornar-se sensibilizado para que a dor seja desencadeada em um nível mais baixo e a resposta seja maior. É como se o volume estivesse voltado para a dor


A neuralgia do pudendo pode ocorrer quando o nervo pudendo é exposto a traumas, o nervo está irritado ou comprimido por músculos volumosos do assoalho pélvico ou ligamentos tensos.







Sintomas da neuralgia do pudendo

O principal sintoma desse problema é a dor. Isso pode ser altamente variável. Você pode sentir-se queimando, choque elétrico, estiramento, dor, coceira ou uma sensação crua no clitóris, nos lábios, na vagina (pênis nos homens), na uretra, no períneo, no ânus ou no reto.


Você pode achar difícil sentar-se por causa da sua dor.


Você também pode sentir irritação da bexiga e do intestino. Às vezes você pode sentir essa irritação sem sentir muita dor. Ocasionalmente, há uma sensação completa na vagina ou no reto.


Às vezes a dor pode ser sentida nas nádegas, pernas e pés. Isso ocorre porque a pele lá é ligada no mesmo nível na medula espinhal e seu cérebro "percebe" a dor na pele de suas nádegas, pernas e pés. (Ele confunde o local das dores)


Você também pode ter problemas de bexiga, intestino ou sexual associados.



Um Erro comum: Diagnósticos

Caso você não tenha sintomas claros de neuralgia como formigamento, falha locomotora, falha ao segurar a urina ou falha ao segurar as fezes, falta de sensibilidade na região ou num membro, entre outras disfunções gravíssimas, então você não tem neuralgia do pudendo.
Infelizmente há muito diagnóstico de neuralgia do pudendo, mesmo sem esses sintomas que são essenciais de uma neuralgia, como também mesmo com o exame de eletroneuromiografia dando negativo, em resumo, a maioria das pessoas diagnosticadas com neuralgia do pudendo, na verdade não possuem neuralgia e sim Dor Pélvica Crônica (como causa raiz) e um nervo irritado.
Você pode ter uma neuralgia sem esses sintomas, e mesmo o exame dando negativo, mas ela será leve, e superficial, a ponto de ser apenas uma irritação, assim sendo o nervo se recupera, portanto, com alguns meses, você estará 100% recuperado.
Conheço um número incontável de pessoas que fizeram bloqueios do nervo pudendo, cirurgias e não resolveu, o ideal é evitar a todo o custo.




O que pode causar a neuralgia do pudendo?

Não há uma causa única de neuralgia do pudendo. Pode estar relacionado a:
  • Trauma de parto 
  • Cirurgias na região pélvica
  • Cirurgia ginecológica ou colorretal 
  • Ciclismo
  • Trauma pélvico ou perineal passado
  • Problemas musculoesqueléticos (provavelmente genético)
  • Estresse
  • Prisão de ventre (geralmente durante meses ou anos) 
  • Danos no nervo pudendo durante o parto - isso pode melhorar após alguns meses
  • Problemas de Fascia

Em sua grande maioria, é uma combinação de diversos fatores. Às vezes, não há um vínculo óbvio com um fator específico, mas sempre há opções de tratamento.

Outras possíveis causas

Existem inúmeras causas possíveis para essa neuropatia. 
Algumas das possíveis causas são uma doença inflamatória ou auto-imune, infecções freqüentes, tensão no nervo, um encarceramento do nervo semelhante à síndrome do túnel do carpo ou trauma no nervo por um acidente / queda, parto, estresse,  ou cirurgia. 

Geralmente a neuralgia do pudendo é o efeito de diversos fatores (psicológicos, músculo-esqueléticos)
Dificilmente a pessoa desenvolve essa neuralgia por conta de um fator isolado.

Às vezes não há explicação aparente e alguns médicos teorizam que o problema pode ser hereditário devido a uma predisposição musculoesquelética. 

Ocasionalmente, o problema se origina na espinha ou na área sacral, em vez do nervo pudendo periférico.

A neuralgia do pudendo pode ser causada por inflamação do nervo ou por dano mecânico / trauma ao nervo. Às vezes a dor se desenvolve lentamente e é quase imperceptível a princípio. 


Muitas pessoas, no entanto, lembram um evento em particular como o início de seus sintomas. Alguns lembram a sensação de um choque elétrico após um movimento ruim. Algumas pessoas relatam que seus sintomas começaram após um choque direto, como uma queda na nádega ou um acidente de carro. Outros relatam dor após uma cirurgia sacral, como uma fusão da articulação sacroilíaca, resultando em uma pelve inclinada ou uma cirurgia pélvica. 

Às vezes, as mulheres desenvolvem dor no nervo pudendo imediatamente após o parto e, embora muitas vezes isso eventualmente desapareça, para algumas mulheres a dor não desaparece. 

Muitas horas sentado no trabalho e longas viagens frequentes são uma causa comum de compressão do nervo.

Muitas pessoas que têm Neuralgia do Pudendo estavam predispostas a tê-lo e algo ocorreu que o desencadeou. Outras pessoas que são predispostas podem nunca desenvolver a condição se nunca se envolverem em uma atividade ou experimentarem um incidente que a desencadeie. Por exemplo, alguém que esteja predisposto a Neuralgia do Pudendo pode fazer levantamento de peso e, consequentemente, desenvolver o problema, enquanto outra pessoa que esteja predisposta, mas que não levante peso, não desenvolverá nunca.

Músculos tensos, tendões ou ligamentos aumentados podem levar a fricção constante no nervo ou, se a pelve estiver desalinhada, pode haver pressão indevida sobre o nervo. Para alguns, o nervo pudendo pode seguir um caminho irregular ou pode, naturalmente, ter um espaço apertado entre os ligamentos na espinha isquiática ou no canal. 



Exames
Há diversos exames e testes para descobrir se você tem neuralgia do pudendo. Nenhum desses testes por si só é um diagnóstico. O seu médico irá avaliar o seu histórico e as informações do seu exame físico e testes para chegar a um diagnóstico - ou para descobrir se os seus sintomas são causados ​​por outro problema. Então, eles vão discutir o melhor plano de tratamento com você.



Exame físico

Um exame inicial seria examinarem as funções neurológicas e musculoesqueléticas de suas pernas, pelve e períneo, verificando seus músculos, articulações, postura e reflexos.



Bloqueio do nervo pudendo

Sob raios-X ou ultra-som, o médico irá injetar um anestésico local no canal pelo qual o nervo atravessa. Você deve ficar dormente - se sua dor for eliminada ou significativamente reduzida, isso indica que o nervo pudendo é um elemento importante na síndrome da dor.  Esse procedimento não parece ser muito eficiente, além do que quando a pessoa melhora o que é raro, passa um tempo, ela volta a ter o problema, então, se possível, evite-o ao máximo, pois, ele além de tudo, pode te deixar com sequêlas.



RM do Nervo pudendo

Outro teste que seu médico pode sugerir é uma ressonância magnética do nervo pudendo. 
Ou ressonância da pelve.







Eletroneuromiografia do Nervo pudendo

Esse exame geralmente não consegue irritação no nervo, apenas se você teve lesão mais séria, porém, é mais um recurso que pode acabar sendo usado. 





Tractografia e neurografia


Esses exames demonstraram funcionar melhor para determinar compressão do nervo



Termografia Humana ou Infravermelha

Com esse exame você pode mapear se nos locais de dores há tensão muscular e fascial o que vai direcionar para um problema mais muscular, com tratamento sendo alongamentos e fortalecimento.








Determinando a causa


É importante determinar se a dor do pudendo é causada por um verdadeiro aprisionamento do nervo ou outras disfunções relacionadas à compressão / tensão. Em quase todos os casos, a disfunção do assoalho pélvico acompanha a neuralgia do pudendo. 

Alguns testes podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar a neuropatia do pudendo.
No entanto, uma grande parte do diagnóstico se baseia em um estudo metódico dos sintomas e do histórico médico pessoal.








Alguns Links Desse Blog


Teve infecção? Suspeita que tenha? Então acesse:
diagnostico de infeccao



Urina de hora em hora, parece que não foi toda a urina embora? Dói o canal da urina? Fica pingando no final? Isso pode não ter nada a ver com próstata nem com neuralgia do pudendo, leia:
o que bexiga tem ver com prostatite


Siga alguns passos para determinar se tem prostatite:
passos para identificar prostatite
para identificar a prostatite


Tire da mente a prostatite. Leia em:
desmistificando a prostatite 


Foi diagnosticado com Neuralgia do Pudendo?
neuralgia do pudendo o mito



Ainda acha que tem alguma infecção, ou vive tendo novas infecções?
prostatite os mitos da infeccao


Esse amigo sarou da neuralgia, pode entrar em contato com ele:
história de sucesso no tratamento da dor pélvica crônica

Algumas histórias de sucesso:
relato de superação da prostatite



 
meu relato


Para uma visão mais ampla do problema, entre também em: dor pélvica crônica 



DCT
https://brasil.freedomfrompelvicpain.com/





Jane's Recovery From Pelvic Pain and Pudendal Neuralgia






Tratamento DCT
https://brasil.freedomfrompelvicpain.com/














Recuperación del Síndrome de Dolor Pélvico Crónico con Dynamic Contraction Technique.

 

 

3 comentários:

DCT grátis DCT se tornou gratuito. Entre no grupo do whatsapp, ou entre em contato no grupo do facebook. Caso queira, entre no grupo do what...